LÍNGUA
PORTUGUESA:
1. Interpretação de texto. 2. Conhecimento de
língua: ortografia/acentuação gráfica; classes de palavras: substantivo:
classificação, flexão e grau; adjetivo: classificação, flexão e grau; advérbio:
classificação, locução adverbial e grau; pronome: classificação, emprego e
colocação dos pronomes oblíquos átonos; verbo: classificação, conjugação,
emprego de tempos e modos; preposição e conjunção: classificação e emprego;
estrutura das palavras e seus processos de formação; estrutura da oração e do
período; concordância verbal e nominal; regência verbal e nominal, crase.
Pontuação; figuras de linguagem (principais); variação linguística: as diversas
modalidades do uso da língua.
Raciocínio Lógico e Matemático:
Resolução de problemas envolvendo frações,
conjuntos, porcentagens, sequências (com números, com figuras, de palavras).
Raciocínio lógico-matemático: proposições, conectivos, equivalência e
implicação lógica, argumentos válidos.
LEGISLAÇÃO
APLICADA À EBSERH:
1 Lei Federal nº. 12.550, de 15 de dezembro
de 2011. 2 Decreto nº. 7.661, de 28 de dezembro de 2011. 3 Regimento Interno da
EBSERH.
LEGISLAÇÃO
APLICADA AO SUS:
1 Evolução histórica da organização do
sistema de saúde no Brasil e a construção do Sistema Único de Saúde (SUS) -
princípios, diretrizes e arcabouço legal. 2 Controle social no SUS 3 Resolução
no 333/2003, do Conselho Nacional de Saúde. 4 Constituição Federal, artigos de
194 a 200. 5 Lei Orgânica da Saúde - Lei Nº. 8.080/1990, Lei Nº. 8.142/1990 e
Decreto Presidencial no 7.508, de 28 de junho de 2011. 6 Determinantes sociais
da saúde. 7 Sistemas de informação em saúde.
CONHECIMENTOS
ESPECÍFICOS:
1 Qualidade no atendimento ao público.
Comunicabilidade, apresentação, atenção, cortesia, interesse, presteza,
eficiência, tolerância, discrição, conduta e objetividade. 2 Trabalho em
equipe. 2.1 Personalidade e relacionamento. 2.2 Eficácia no comportamento
interpessoal. 2.3 Fatores positivos do relacionamento. 2.4 Comportamento
receptivo e defensivo, empatia e compreensão mútua. 3 Conhecimentos básicos de
administração. 3.1 Características das organizações formais: tipos de estrutura
organizacional, natureza, finalidades e critérios de departamentalização. 3.2
Processo organizacional: planejamento, direção, comunicação, controle e
avaliação. 3.3 Comportamento organizacional: motivação, liderança e desempenho.
4 Patrimônio. 4.1 Conceito. 4.2 Componentes. 4.3 Variações e configurações. 5
Hierarquia e autoridade. 6 Eficiência, eficácia, produtividade e
competitividade. 7 Processo decisório. 8 Planejamento administrativo e
operacional. 9 Divisão do trabalho. 10 Controle e avaliação. 11 Motivação e
desempenho. 12 Liderança. 13 Gestão da qualidade. 14 Técnicas de arquivamento:
classificação, organização, arquivos correntes e protocolo. 15 Noções de
cidadania. 16 Noções de uso e conservação de equipamentos de escritório. 17
Compras na Administração Pública. 17.1 Licitações e contratos. 17.2 Princípios
básicos da licitação. 17.3 Legislação pertinente. 18 Conduta ética dos
profissionais da área de saúde. 19 Princípios gerais de segurança no trabalho.
19.1 Prevenção e causas dos acidentes do trabalho. 19.2 Princípios de ergonomia
no trabalho. 19.3 Códigos e símbolos específicos de Saúde e Segurança no
Trabalho.