LÍNGUA PORTUGUESA:
Leitura, compreensão
e interpretação de textos de natureza diversa: descritivo, narrativo,
dissertativo, e de diferentes gêneros, como, por exemplo, crônica, notícia,
reportagem, editorial, artigo de opinião, texto argumentativo, informativo,
normativo, charge, propaganda, ensaio, etc. As questões de texto verificarão as
seguintes habilidades: identificar informações no texto; relacionar uma informação
do texto com outras informações oferecidas no próprio texto ou em outro texto;
relacionar uma informação do texto com outras informações pressupostas pelo
contexto; analisar a pertinência de uma informação do texto em função da
estratégia argumentativa do autor; depreender de uma afirmação explícita outra
afirmação implícita; identificar a ideia central de um texto; estabelecer
relações entre ideia principal e ideias secundárias; inferir o sentido de uma
palavra ou expressão, considerando: o contexto e/ou universo temático e/ou a
estrutura morfológica da palavra (radical, afixos e flexões); relacionar, na
análise e compreensão do texto, informações verbais com informações de
ilustrações ou fatos e/ou gráficos ou tabelas e/ou esquemas; relacionar informações
constantes do texto com conhecimentos prévios, identificando situações de
ambiguidade ou de ironia, opiniões, valores implícitos e pressuposições.
Habilidade de produção textual. Conhecimento gramatical de acordo com o padrão
culto da língua. As questões de gramática serão baseadas em texto(s) e
abordarão os seguintes conteúdos: Fonética: acento tônico, sílaba, sílaba
tônica; ortoépia e prosódia. Ortografia: divisão silábica; acentuação gráfica;
correção ortográfica. Morfologia: estrutura dos vocábulos: elementos módicos;
processos de formação de palavras: derivação, composição e outros processos;
classes de palavras: classificação, flexões nominais e verbais, emprego.
Sintaxe: teoria geral da frase e sua análise: frase, oração, período, funções sintáticas;
concordância verbal e nominal; regência nominal e verbal, crase; colocação de
pronomes: próclise, mesóclise, ênclise (em relação a um ou a mais de um verbo).
Semântica: antônimos, sinônimos, homônimos e parônimos. Denotação e conotação.
Figuras de linguagem. Pontuação: emprego dos sinais de pontuação.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:
PROGRAMAS SOCIAIS DO
GOVERNO: Constituição Federal de 1988. Lei Orgânica da Assistência Social
(LOAS). O Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social. Política Nacional
de Assistência Social -Norma Operacional Básica (NOB/SUAS). Noções sobre o
Sistema Único de Assistência Social - SUAS NOB/2005. Noções básicas sobre os
Programas PETI, Bolsa Família e PAIF, Programa Nacional de Inclusão de Jovens -
ProJovem, Projeto Agente Jovem. Noções sobre o Sistema Nacional de Segurança
Alimentar e Nutricional - SISAN. Programa Centro de Referência da Assistência
Social - CRAS -, funcionamento, acompanhamento e avaliação. Estatuto da Criança
e do Adolescente. Política Nacional do Idoso. Noções Básicas sobre o Estatuto
do Idoso. Decreto n.º 3.298/1999, que regulamenta a Lei n.º 7.853, dispondo
sobre a Política Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência.
Legislação do Programa Poupança Jovem.