LÍNGUA PORTUGUESA:
Leitura e
interpretação de textos: verbais extraídos de livros e periódicos
contemporâneos. Mistos (verbais / não-verbais) e não-verbais. Textos
publicitários (propagandas, mensagens publicitárias, outdoors, etc). Nomes e
verbo. Flexões nominais e verbais. Advérbio e suas circunstâncias de tempo,
lugar, meio, intensidade, negação, afirmação, dúvida, etc. Palavras de relação
intervocabular e interoracional: Preposições e conjunções. Oração, período e
frase. Coordenação e subordinação. Elementos constituintes da oração: agente,
adjuntos e complementos. Sintaxe de colocação, concordância e regência. Crase.
Pontuação e seus recursos sintáticosemânticos. Acentuação e ortografia.
CONHECIMENTOS GERAIS CONTEMPORÂNEOS:
Conhecimentos
relacionados com a realidade brasileira, envolvendo desigualdades sociais,
Igualdade Racial, cultura, educação, saúde e meio ambiente. Assuntos de interesse
geral amplamente veiculados, nos últimos dois anos, pela imprensa falada ou
escrita de circulação nacional ou local - rádio, televisão, jornais, e/ou
revistas.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:
Patrimônio
Cultural: Constituição Federal de 1988 - Conceito de Patrimônio Cultural no
Brasil. Conhecimentos sobre a Cultura e suas manifestações. Contribuição da
arte e da cultura na formação do indivíduo. Identidade e diversidade cultural.
Tipologia (material, imaterial). Noções do Patrimônio Histórico, Artístico e
Cultural. Preservação e Conservação do Patrimônio. Constituição Federal - Título III, capítulo
VII - Da Administração Pública; Ética na Administração Pública. Ética
profissional; O servidor público e a Constituição Estadual de 1989; Estatuto do
Servidor Público - Direitos e Deveres; Regimento Interno do IPAC.