LÍNGUA PORTUGUESA:
Compreensão e
interpretação de textos, com moderado grau de complexidade. Reconhecimentos da finalidade
de textos de diferentes gêneros. Localização de informações explícitas no
texto. Inferência de sentido de palavras e/ou expressões. Inferência de
informações implícitas no texto e das relações de causa e conseqüência entre as
partes de um texto. Distinção de fato e opinião sobre esse fato. Interpretação
de linguagem não-verbal (tabelas, fotos, quadrinhos etc.). Reconhecimentos das
relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções,
advérbios, preposições argumentativas, locuções etc. Reconhecimento das
relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições
que contribuem para sua continuidade. Identificação de efeitos de ironia ou
humor em textos variados. Reconhecimento de efeitos de sentido decorrentes do
uso de pontuação, da exploração de recursos ortográficos e/ou morfossintáticos,
de campos semânticos, e de outras notações. Identificação de diferentes
estratégias que contribuem para a continuidade do texto (anáforas, pronomes
relativos, demonstrativos etc.). Compreensão de estruturas temática e lexical
complexas. Ambiguidade e paráfrase. Relação de sinonímia entre uma expressão
vocabular complexa e uma palavra.
MATEMÁTICA:
Operações com
números inteiros, fracionários e decimais. Frações ordinárias e decimais.
Conjunto e funções. Progressões aritméticas e geométricas. Logaritmos.
Porcentagem e juros. Razões e proporções. Medidas de tempo. Equações de
primeiro e segundo grau; sistemas de equações. Sistema de medidas de tempo,
sistema métrico decimal, sistema monetário brasileiro. Relações
trigonométricas. Formas geométricas básicas. Perímetro, área e volume de
figuras geométricas. Gráficos e tabelas. Porcentagem. Regra de três simples e
composta. Cálculo Proposicional. Lógica de1ª ordem. Raciocínio Lógico. Resolução
de problemas.
HISTÓRIA:
Processo de
construção e emancipação da Nação brasileira e a construção do estado
democrático; a Constituição Brasileira e a conquista da cidadania; formação
política do Estado do Paraná. Processo de colonização do Estado do Paraná e
regiões circunvizinhas com a avaliação dos encontros de distintas culturas que
resultaram na formação étnico-cultural presente no Estado. Processo de formação
das Forças Armadas no Brasil - do Império à República; participação das forças
armadas brasileiras em conflitos internacionais; participação da Polícia
Militar do Estado do Paraná em conflitos históricos. Processo de globalização
mundial e a inserção do Brasil no mundo do trabalho globalizado; formação de
blocos econômicos na América Latina e no mundo.
Processo de formação cultural no Brasil e no mundo; movimentos sociais e
reivindicatórios; movimentos artísticos e religiosos.
GEOGRAFIA:
Categorias de
análise geográfica: território, paisagem e espaço geográfico. Cartografia: utilidade das cartas básicas
(bases cartográficas) e das cartas temáticas. Geografia física: climas da
Terra, do Brasil e dinâmica climática do Paraná; geologia, relevo e solos do Brasil
e do estado do Paraná; águas continentais; oceanos: produtividade marinha e
mares territoriais; os biomas terrestres, brasileiros e a vegetação do estado
do Paraná. Geografia humana: fatores de crescimento da população e teorias demográficas;
distribuição e estrutura da população brasileira; diversidade étnica mundial;
nacionalismo e separatismo; urbanização, redes urbanas, hierarquia das cidades;
migrações internacionais e migrações internas. Geografia econômica e política:
atividades agropecuárias e sistemas agrários no Paraná, no Brasil e no mundo;
atividades industriais no Paraná, no Brasil e no mundo; os blocos econômicos, a
multipolaridade mundial; o comércio mundial; as fontes de energia e a produção
de energia. Países capitalistas desenvolvidos, em desenvolvimento e não
desenvolvidos; países socialistas; o terrorismo no mundo atual. Problemas
ambientais: erosão e poluição dos solos; poluição da atmosfera e alterações do clima
local (clima urbano, ilha de calor) e do clima da Terra (efeito estufa,
destruição da camada de ozônio, (chuvas ácidas); poluição das águas
(eutrofização, poluição das águas doces); destruição da coberturavegetal,
desmatamento; unidades de conservação e a preservação dos ecossistemas e da
flora e da fauna brasileira e paranaense.
INFORMÁTICA:
Conceitos básicos
de operação com arquivos utilizando o Windows Explorer e Linux. Noções consistentes de uso de Internet para
informação (Internet Explorer e Mozilla Firefox) e comunicação (Microsoft –
Outlook Express). Noções consistentes de trabalho com computadores em rede
interna, ambiente Windows e Linux. Recursos de escrita e editoração de texto
(Microsoft Word e OpenOffice). Recursos de cálculo e organização de dados em
planilhas eletrônicas (Microsoft Excel e OpenOffice calc). Noções básicas (de usuário)
sobre a instalação de aplicativos e funcionamento de computadores pessoais.
ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE:
Lei nº 8.069/90: Parte
geral: Título I Das Disposições Preliminares. Título II Dos Direitos
Fundamentais: Do Direito à Vida e à Saúde. Do Direito à Liberdade, ao Respeito
e à Dignidade. Do Direito à Convivência Familiar e Comunitária. Do Direito à
Educação, à Cultura, ao Esporte e ao Lazer. Do Direito à Profissionalização e à
Proteção no Trabalho. Título III Da Prevenção: Dos Produtos e Serviços. Da Autorização
para Viajar. Parte Especial: Título III
Da Prática de Ato Infracional: Dos Direitos Individuais. Das garantias
processuais. Das Medidas Sócioeducativas. Título IV Das Medidas Pertinentes aos
Pais ou Responsável. Título V Do Conselho Tutelar: Disposições Gerais. Das
Atribuições do Conselho.
ATUALIDADES:
Noções gerais
sobre temas da vida econômica, política e cultural do Paraná, do Brasil e do
Mundo. O debate sobre as políticas públicas para o meio ambiente, saúde,
educação, trabalho, segurança, assistência social e juventude. Ética e
Cidadania. Aspectos relevantes das relações entre os Estados e Povos.