LÍNGUA PORTUGUESA:
1 Compreensão,
interpretação e reescrita de textos e de fragmentos de textos, com domínio das
relações morfossintáticas, semânticas, discursivas e argumentativas. 2
Tipologia textual. 3 Coesão e coerência. 4 Ortografia oficial. 5 Acentuação
gráfica. 6 Pontuação. 7 Formação, classe e emprego de palavras. 8 Significação
de palavras. 9 Coordenação e subordinação. 10 Concordância nominal e verbal. 11
Regência nominal e verbal. 12 Emprego do sinal indicativo de crase.
RACIOCÍNIO LÓGICO E MATEMÁTICO:
1 Compreensão de
estruturas lógicas. 2 Lógica de argumentação: analogias, inferências, deduções
e conclusões. 3 Diagramas lógicos. 4 Fundamentos de matemática. 5 Princípios de
contagem e probabilidade. 6 Arranjos e permutações. 7 Combinações.
LEGISLAÇÃO APLICADA À EBSERH:
1 Lei Federal no
12.550, de 15 de dezembro de 2011. 2 Decreto no 7.661, de 28 de
dezembro de 2011. 3 Regimento Interno da EBSERH.
ATUALIDADES:
1 Domínio de
tópicos atuais e relevantes de diversas áreas, tais como: desenvolvimento
sustentável, ecologia, tecnologia, energia, saúde pública, economia, sociedade,
educação, segurança, artes e literatura e suas vinculações históricas. 2
Atualidades e contextos históricos, geográficos, sociais, políticos, econômicos
e culturais referentes ao estado do Piauí.
SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL:
1 Evolução
histórica da organização do sistema de saúde no Brasil e a construção do
Sistema Único de Saúde (SUS) – princípios, diretrizes e arcabouço legal. 2
Controle social no SUS 3 Resolução no 333/2003, do Conselho Nacional
de Saúde. 4 Constituição Federal, artigos de 194 a 200. 5 Lei Orgânica da
Saúde ‐ Lei no 8.080/1990, Lei no 8.142/1990 e
Decreto Presidencial no 7.508, de 28 de junho de 2011. 6
Determinantes sociais da saúde. 7 Sistemas de informação em saúde.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:
1 Qualidade no
atendimento ao público. Comunicabilidade, apresentação, atenção, cortesia,
interesse, presteza, eficiência, tolerância, discrição, conduta e objetividade.
2 Trabalho em equipe. 2.1 Personalidade e relacionamento. 2.2 Eficácia no comportamento
interpessoal. 2.3 Fatores positivos do relacionamento. 2.4 Comportamento
receptivo e defensivo, empatia e compreensão mútua. 3 Conhecimentos básicos de
administração. 3.1 Características das organizações formais: tipos de estrutura
organizacional, natureza, finalidades e critérios de departamentalização. 3.2
Processo organizacional: planejamento, direção, comunicação, controle e
avaliação. 3.3 Comportamento organizacional: motivação, liderança e desempenho.
4 Patrimônio. 4.1 Conceito. 4.2 Componentes. 4.3 Variações e configurações. 5
Hierarquia e autoridade. 6 Eficiência, eficácia, produtividade e
competitividade. 7 Processo decisório. 8 Planejamento administrativo e
operacional. 9 Divisão do trabalho. 10 Controle e avaliação. 11 Motivação e
desempenho. 12 Liderança. 13 Gestão da qualidade. 14 Técnicas de arquivamento:
classificação, organização, arquivos correntes e protocolo. 15 Noções de
cidadania. 16 Noções de uso e conservação de equipamentos de escritório. 17
Compras na Administração Pública. 17.1 Licitações e contratos. 17.2 Princípios
básicos da licitação. 17.3 Legislação pertinente. 18 Conduta ética dos profissionais
da área de saúde. 19 Princípios gerais de segurança no trabalho. 19.1 Prevenção
e causas dos acidentes do trabalho. 19.2 Princípios de ergonomia no trabalho.
19.3 Códigos e símbolos específicos de Saúde e Segurança no Trabalho.