LÍNGUA
PORTUGUESA:
Todo
Conteúdo Programático do Ensino Médio, como por exemplo: FONÉTICA E FONOLOGIA:
Conceitos básicos - Classificação dos fonemas - Sílabas - Encontros Vocálicos -
Encontros Consonantais - Dígrafos - Vogais - Semivogais - Separação de sílabas.
ORTOGRAFIA: Conceitos básicos - O Alfabeto - Orientações ortográficas - Uso do
"Porquê" - Uso do hífen - Ortoépia. ACENTUAÇÃO: Conceitos básicos -
Acentuação tônica - Acentuação gráfica - Os acentos - Aspectos genéricos das
regras de acentuação - As regras básicas - As regras especiais - Hiatos -
Ditongos - Formas verbais seguidas de pronomes - Acentos diferenciais.
MORFOLOGIA: Estrutura e Formação das palavras - Conceitos básicos - Processos
de formação das palavras - Derivação e Composição - Prefixos - Sufixos - Afixos
- Radicais - Tipos de Composição -Estudo dos Verbos Regulares e Irregulares -
Verbos auxiliares - Verbos defectivos - Classe de Palavras - Flexão nominal e
verbal - Emprego de locuções - Substantivo - Artigo - Adjetivo - Numeral -
Pronome - Locução verbal - Advérbio - Preposição - Conjunção - Interjeição -
Vozes verbais. SINTAXE: Predicação verbal - Concordância nominal - Concordância
verbal - Regência nominal - Regência verbal - Pontuação - Colocação dos
pronomes - Orações Coordenadas e Subordinadas - Termos ligados ao verbo:
Adjunto adverbial, Agente da Passiva, Objeto direto e indireto, Advérbio, Vozes
Verbais - Termos Essenciais da Oração - Termos Integrantes da Oração - Termos
Acessórios da Oração - Período - Sintaxe de Concordância - Sintaxe de Regência
- Sintaxe de Colocação - Funções e Empregos das palavras "que" e
"se" - Sinais de Pontuação. SEMÂNTICA: Sinônimos - Antônimos -
Denotação e Conotação - Figuras de Linguagem: Eufemismo; Hipérbole; Ironia;
Prosopopeia; Catacrese; Paradoxo - Figuras de Palavras: Comparação; Catacrese;
Metonímia - Figuras de construção: Elipse; Hipérbato; Pleonasmo; Silepse -
Figuras de pensamento: Antítese - Vícios de Linguagem. PROBLEMAS GERAIS DA
LÍNGUA CULTA: O uso do hífen - O uso da Crase. ANÁLISE, COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO
DE TEXTO: Tipos de Comunicação: Descrição - Narração - Dissertação - Tipos de
Discurso - Coesão Textual.
MATEMÁTICA:
Todo
Conteúdo Programático do Ensino Médio, como por exemplo: Radicais: operações -
simplificação, propriedade - racionalização de denominadores; Equação de 2º
grau: resolução das equações completas, incompletas, problemas do 2º grau;
Equação de 1º grau: resolução - problemas de 1º grau; Equações fracionárias;
Relação e Função: domínio, contradomínio e imagem; Função do 1º grau - função
constante; Razão e Proporção; Grandezas Proporcionais; Regra de três simples e
composta; Porcentagem; Juros Simples e Composto; Conjunto de números reais;
Fatoração de expressão algébrica; Expressão algébrica - operações; Expressões
fracionárias - operações - simplificação; Progressão Aritmética (PA) e
Progressão Geométrica (PG); Sistemas Lineares; Números complexos; Função
exponencial: equação e inequação exponencial; Função logarítmica; Análise
combinatória; Probabilidade; Função do 2º grau; Trigonometria da 1ª volta:
seno, cosseno, tangente, relação fundamental; Geometria Analítica; Geometria
Espacial; Geometria Plana; Operação com números inteiros e fracionários; Máximo
Divisor Comum (MDC) e Mínimo Múltiplo Comum (MMC); Raiz quadrada; Sistema Monetário
Nacional (Real); Sistema de medidas: comprimento, superfície, massa,
capacidade, tempo e volume, área, m2 e metro linear.
RACIOCÍNIO LÓGICO:
Avaliação
de sequência lógica e coordenação viso-motora, orientação espacial e temporal,
formação de conceitos, discriminação de elementos, reversibilidade, sequência
lógica de números, letras, palavras e figuras. Problemas lógicos com dados,
figuras e palitos. Compreensão do processo lógico que, a partir de um conjunto
de hipóteses, conduz, de forma válida, a conclusões determinadas. Estrutura
lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos
fictícios; deduzir novas informações das relações fornecidas e avaliar as
condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações. Compreensão e
elaboração da lógica das situações por meio de: raciocínio verbal, raciocínio
matemático, raciocínio quantitativo e raciocínio sequencial.